Diversas empresas vêm investindo no plantio de Teca no Brasil. Entretanto algumas se destacam pelo elevado desenvolvimento tecnológico conquistado desde a muda até o produto final. Este é o caso da Berneck S.A. Painéis e Serrados que vem apresentando excelente desenvolvimento em seus reflorestamentos, que atingem crescimentos de 20 m³/ha/ano. A Empresa realiza manejo há mais de 12 anos, através de desbastes sistemáticos e seletivos, para que ocorra a formação de povoamentos dotados de árvores de melhor qualidade.
Com a adoção dessa técnica de seleção de árvores promissoras, os cultivos florestais deverão apresentar, na idade de rotação, de 180 a 250 árvores por hectare. Após a execução dos primeiros desbastes, as árvores remanescentes sempre são podadas, visando a melhoria da qualidade dos fustes e, conseqüentemente, melhor qualidade da madeira industrial.
Os cultivos florestais de Teca, implantados pela Berneck, localizam-se na região norte do Estado de Mato Grosso, no município de Brasnorte (650 km de Cuiabá) e em imóveis rurais localizados entre o Rio Juruena e o Rio do Sangue. A região é dotada de boa infra-estrutura viária, as terras são de boa qualidade, o clima é favorável ao desenvolvimento da Teca.
A Berneck cultiva a Teca desde 1990, numa intensidade de 250 hectare/ano, de forma que o maciço florestal já apresenta mais de 4000 hectares plantados. O projeto da empresa prevê a implantação de novas áreas até o ano de 2013 e, a partir desse ano, deverá iniciar-se a 2ª rotação dos reflorestamentos, com ocupação das mesmas áreas de terras.
A Teca (Tectona grandis, L.f) – Verbenaceae é uma espécie única, porém, existem variações quanto à origem dos povoamentos, ou procedência das sementes. De maneira geral, os reflorestamentos de Teca, foram implantados no Brasil, com sementes originárias de Trinidad.
Os plantios foram executados com mudas produzidas em viveiros próprios, com utilização de sementes provenientes de Trinidad e, atualmente, a empresa é auto-suficiente, na produção de sementes, devido à manutenção de um pomar de árvores porta-sementes. Houve investimentos em pesquisa, na execução de inventários contínuos e treinamento de pessoal, tanto para a execução dos trabalhos de silvicultura, como de exploração florestal.
O acompanhamento do crescimento das árvores vem sendo executado há mais de dez anos, através de inventários florestais contínuos e do estudo da forma dos fustes das árvores.
A empresa comercializa a madeira de Teca no mercado nacional e internacional das seguintes formas:
1. Serrada e aplainada especialmente para uso Náutico;
2. Serrada e/ou aplainada para usos internos (móveis, artefatos, artesanatos, instrumentos, etc.);
3. Painel Colado para o sofisticado mercado moveleiro e as melhores revendas do mundo.
roduto este que leva a marca BERTeca Brasil.
A Berneck possui uma capacidade de produção anual de 3.000m3/ano dos produtos de madeira Teca.
Com relação aos mercados de compra destacam-se países da Europa que utilizam a madeira para embarcações (serrado e aplainado especial para uso Náutico) e móveis de luxo (painel colado). No mercado interno brasileiro o painel colado BERTeca Brasil está sendo usado na decoração de interiores, móveis em geral, armários para cozinhas de alto nível, balcão para cozinhas e banheiros, utensílios domésticos com um conceito de design muito forte. E a madeira serrada e aplainada especial para uso Náutico já está presente em diversas embarcações produzidas no Brasil.
A Teca é uma madeira naturalmente elegante, amplamente utilizada e apreciada nos cinco continentes. Sua coloração marcante a tornou uma ótima opção para acabamentos e efeitos decorativos em mobiliários. Com densidade média de 650 kg/m3 é considerada madeira leve, porém muito resistente. Outra vantagem desta madeira é sua imunidade ao ataque de cupins, insetos e fungos e sua alta resistência a intempéries.
A Teca é conhecida mundialmente tanto pelo seu alto valor comercial como por seu grande apelo emocional, pois trata-se de um objeto de desejo. A demanda mundial em produtos de Teca cresce anualmente a uma taxa de 7,5% e hoje passa dos 500.000 m3 por ano.
Por reconhecer na Teca um forte mercado, a Berneck investiu muito em seu cultivo e beneficiamento. Com investimentos que ultrapassam um milhão de reais em equipamentos e estrutura, o diferencial dos painéis colados de Teca da Berneck está justamente na qualidade excepcional, com acabamento perfeito e menor porcentagem de brancal.
A madeira de Teca é resistente aos esforços de tração e flexão. A densidade é de 0,64g/cm³, sendo considerada madeira dura, com alta durabilidade natural.
A madeira é estável, não sofrendo empenamento e nem contração de rachaduras durante a secagem, motivo pelo qual essa madeira é muito utilizada na construção de portas, janelas e na indústria de mobiliário.
A coloração do cerne é marrom viva e brilhante e se torna acinzentada quando exposta ao ar livre. Trata-se de madeira considerada excelente para a construção naval, sendo utilizada tanto fora como dentro d’água, pois contém um óleo que impede a corrosão de pregos e parafusos.
A madeira de Teca pode ser serrada, aplainada, lixada e furada sem dificuldades. A madeira é oleosa, porém, não há dificuldades para a colagem de peças para a formação dos painéis.
A Teca é semelhante ao Mogno brasileiro no que diz respeito ao peso e resistência, quanto à tração, flexão e outros esforços mecânicos. Trata-se de uma propriedade essencial no caso de portas, janelas e gavetas, permitindo que abram, fechem e corram sem dificuldades. A durabilidade do cerne deve-se a “tectoquinona”, um preservativo natural contido nas células da madeira.
As propriedades físico-mecânicas da madeira caracterizam-se pela facilidade de secagem e estabilidade dimensional, possibilitando estabelecê-la como um padrão para avaliar as madeiras de todas as outras espécies de folhosas.
A madeira da teca possui fibras retas, uma textura mediana e oleosa ao tato, e uma fragrância suave depois de seca. A secagem a céu aberto (com pouca exposição ao sol) é rápida e satisfatória. Apresenta um alburno amarelado ou esbranquiçado, geralmente delgado, contrastando com o cerne que é castanho-amarelo-dourado. Podem ser observados anéis de crescimento nítidos e diferenciados nos cortes transversais.
A densidade básica da madeira de teca seca varia de 0,55 a 0,68 g/cm3, sendo considerada dura e pesada. Estudos demonstram que a durabilidade da madeira diminui quando tem anéis de crescimento largos e quando é originária de plantios jovens.
A viabilidade de seu uso aumenta o aproveitamento da madeira de cultivo florestal. Tanto o alburno, como o cerne da teca, contêm outra substância, denominada “caucho”, uma espécie de látex que reduz a absorção de água e lubrifica as superfícies, reduzindo a abrasão.
Fonte: Antônio Albino Ramos - Consultor Florestal e de Meio Ambiente (Responsável Técnico) - Empresa Confal (Consultoria Florestal Brasileira); Fernando Gnoatto - Gerente de Unidade Negócios Serrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário