sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Porque escolher madeira de Teca


A teca (Tectona Grandis) é endêmica da índia e foi levada a Indonésia, por sua reconhecida qualidade, há mais de 200 anos pelos holandeses. É uma árvore de grande porte e rápido crescimento, podendo alcançar 2,50 metros de diâmetro e 50 metros de altura.

Considerada uma das melhores madeiras do mundo, pois além de sua beleza, cor amarelo-dourado com reflexos acobreados que pode apresentar veios escuros de efeito decorativo. É uma madeira estável, praticamente não empena e pouco se contrai durante a secagem, além de resistir às variações na umidade do ambiente.

Sua durabilidade que é devida a grande presença de oleosidade e sílica, que além de dar um perfume característico aumentam consideravelmente sua resistência a putrefação, seu cerne não é atacado por cupins, carunchos ou outros insetos. É imune à ação dos fungos apodrecedores de madeira, podendo ser enterrada, exposta ao tempo ou à água do mar, sem sofrer danos, presta-se de forma insubstituível, para a construção naval. Possui uma boa relação entre peso e resistência, para a produção de móveis, especialmente cadeiras, que necessitam de constante deslocamento, a teca apresenta resistência e ao mesmo tempo leveza

MANUTENÇÃO:

     Não utilizar métodos agressivos de manutenção como: palha de aço, lixadeira, escova dura estes métodos além de alterar as fibras da madeira e irregularidades que podem provocar estragos irreversíveis.
     Não utilizar óleo de linhaça que não é muito resistente e pode escurecer a superfície da madeira.
     Não pintar ou envernizar pois assim a madeira fica impedida de "respirar" 
Limpar com escova macia, hidratar com óleo de teca ou cera e polir com flanela.
Sem a proteção de óleo, tinta ou verniz a madeira da teca adquire coloração acinzentada com o tempo.




Fonte: Wharehouse

Nenhum comentário:

Postar um comentário