quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sobre madeira de teca

Escrito por Peggy Deland Traduzido por Alexandre Amorim

Madeira de teca vem da árvore de teca, nativa do sudeste asiático. A teca é usada primeiramente na indústria de pisos, apesar de também ser usada para outros propósitos. Ela contém óleos naturais que resistem ao clima e a madeira em si é bastante resistente a cupins e apodrecimentos. A maioria da madeira de teca do mundo é exportada pela Indonésia e Myanmar.


Características

A madeira de teca usada na criação de pisos é tipicamente vendida em tábuas de 7,5 a 10 cm de largura com uma estrutura de encaixe. Isso permite que elas se juntem perfeitamente e escondam os pregos usados para prendê-los ao chão. Muitos comprimentos diferentes estão disponíveis e são escolhidos de acordo com o estilo de piso desejado.

Geografia

A madeira de teca é cultivada principalmente na Indonésia e em Myanmar, e vem das florestas de monções. A teca também é encontrada nas Filipinas, e é plantada por vários programas de florestamento nos EUA. As variedades de teca encontrada nas Filipinas e em Myanmar correm perigo. Naturalmente, florestas de teca não existem nos EUA, apesar de que a madeira de teca é cultivada em regiões quentes e secas com chuvas sazonais pesadas.


Benefícios

A madeira de teca contém óleos naturais que a protegem do desgaste. Ela é bastante resistente aos danos causados por cupins e é usada em trabalhos em madeira de colunas de casas de plantações, portas e armações de janela por essa razão. Essa madeira possui boas características de uso, o que a torna uma boa e para a fabricação de pisos. Exceto quando for usada como piso, ela não requer vernizes ou revestimentos, e é de fácil manutenção. Conveses de barcos e outras aplicações externas se beneficiam da madeira de teca por causa da sua quase invulnerabilidade aos desgastes e danos de insetos.
                 

Tipos

Apesar da madeira de teca ser conhecida pela sua durabilidade, resiliência e resistência aos efeitos do clima, essas características são muito mais notáveis em madeiras de teca de crescimento velho. Elas possuem uma concentração de óleos naturais que dão à teca muitas das suas características incomuns. Infelizmente, tecas de crescimento velho são cortadas de florestas naturais e não são uma fonte sustentável. A teca sustentável, cultivada em plantações, é cortada bem mais cedo em vida, antes dos óleos naturais acumularem-se completamente na madeira.

Considerações

A madeira de teca é um material de construção de alta qualidade e deve ser usado apenas quando a despesa adicional é garantida. Pisos que precisam suportar tráfego pesado, como quadras de basquete e pistas de dança são bastante beneficiados pelo uso da madeira de teca na sua construção. Pisos em madeira de teca para o lar normalmente não são sólidos; ao invés disso, um folhado de teca é colado a outro material, mais barato. Ela raramente é usada na construção externa moderna devido à raridade das tecas de crescimento velho no mercado e preocupações com a sustentabilidade.

Fonte: www.ehow.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário