terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

2ª LATINA Conference 2012 - Conferência da Indústria Florestal na América Latina






Francisco Ribas, co-organizador do evento, fala sobre a 2ª Conferência da Indústria Florestal Latino Americana, a LATINA Conference

segunda, 13 de fevereiro de 2012


Francisco Ribas, co-organizador do evento, fala sobre a 2ª Conferência da Indústria Florestal Latino Americana. O encontro será realizado de 26 a 28 de março, em São Paulo (SP). Mais informações estão disponíveis no site do evento (http://www.latinaforestconference.com). Confira a entrevista de Francisco Ribas.

1. Quais são os principais temas a ser abordados? 

Resposta: O tema principal desse ano - “Quebrando Paradigmas: Como a Indústria Florestal Latino Americana poderá continuar inovando e responder aos novos desafios?” – abordará questões críticas relacionadas à competitividade da indústria florestal latino americana, tais como, as restrições ao uso de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados), o impacto do Novo Código Florestal brasileiro e a limitação a compra de terras por estrangeiros no Brasil e Argentina. Ou seja, como poderá a América Latina aumentar o crescimento de sua indústria florestal (em países como Peru, Colômbia, Bolívia, etc.?) e também manter sua vantagem competitiva no Brasil e no Chile? 

Além desse aspecto importantíssimo sobre a competitividade da indústria, abordaremos também temas relacionados à inovação, novos mercados, novos produtos e novas estratégias de marketing. Ou seja, qual tem sido a resposta da indústria para suplantar os desafios. 

O fato é que a demanda por fibra de madeira aumentou não só em setores tradicionais (celulose, papel, embalagens e produtos de madeira), mas também como biomassa para produção de carvão vegetal, pellets de madeira e para a geração de energia. Será que esses produtos de biomassa são a melhor utilização econômica e ambiental da fibra de madeira? 

Será que o futuro crescimento do setor florestal terá grande parte de sua base composta por esses "novos" setores? Se sim, como a indústria florestal atenderá a todos os novos mercados e continuará a suprir os tradicionais mercados já existentes? O que deverá acontecer para equilibrar a oferta e a demanda? 

Para complicar ainda mais esse cenário, a demanda por fibra de madeira tem crescido bastante na China. Como essa potência terá suas necessidades por fibras de madeira atendidas? Qual o verdadeiro potencial de mercado e oportunidades de negócios entre China e América Latina? 

Formas sustentáveis e ecológicas de aumentar a produção mundial de produtos florestais serão necessárias para atender à crescente demanda dos países emergentes e a América Latina está em uma posição ideal para ajudar a atender uma parcela significativa deste mercado mundial em crescimento. No entanto, será que essa crescente demanda será atendida de forma sustentável, se antes não forem desenvolvidas novas tecnologias, novos produtos e infraestrutura logística? 

2. Quem são os palestrantes? 

Resposta: Assim como na LATINA Conference em 2010, continuaremos contando com a participação de especialistas renomados da indústria florestal mundial, com profundo conhecimento em segmentos específicos, mas também com uma visão ampla da indústria e seus vasos comunicantes, interdependentes. 

Consultores da PÖYRY, AMEC, RISI, WRI, STCP, Grau Celsius Consulting, CFPA e FPM (HDB&R) compartilharão suas visões com líderes da indústria como SUZANO, ARAUCO, CMPC, KLABIN, STORA ENSO, APP, DURATEX e VOITH. 

Teremos também a participação especial dos advogados Aldo de Cresci (FGCN Advogados) e Glenn Dunaway (Morris, Manning & Martin, LLP), com profundo conhecimento e experiência nas questões relacionadas a investimentos florestais, como a compra de terras e código florestal, além da Dra. Patrícia Fukuma (Fukuma Advogados), especialista nas questões relacionadas ao plantio de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados). Sobre esse assunto, a ArborGen e a FuturaGene também contribuirão com seus valiosos conhecimentos e experiência nessa área tão importante para criação de vantagens competitivas, debatendo com o Direto do FSC (Forest Stewardship Council) e também CEO da Amata S.A., Roberto Waack, as restrições ao plantio de GMOs. 

Pablo Bréard, Vice-Presidente e Diretor de Pesquisas Econômicas Internacionais do Scotiabank Group e Don Roberts, Vice-Presidente e Diretor da CIBC World Markets Inc., também já confirmaram suas participações que certamente contribuirão para uma ampla visão das tendências econômicas globais e insights sobre as oportunidades de transformação da indústria florestal global, respectivamente. 

Finalmente, mas não menos importante, Lairton Leonardi, Presidente da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), Tom Julia, Presidente da Associação Norte-Americana CPA (Composite Panel Association) e César Reis, Diretor Executivo da ABRAF (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas) representando importantes setores da indústria florestal, darão suas mensagens. 

3. A quem se destina a Conferência, quem deve participar e por quê? 

Resposta: A LATINA Conference é um importante e valioso fórum de debates sobre temas atuais e relevantes para o futuro da indústria, além de ser uma oportunidade de networking entre os especialistas florestais e profissionais das áreas de produção, marketing, vendas e estratégia de todos os segmentos da indústria florestal. 

Fornecedores da indústria, importadores, exportadores, empresários, gráficas, editoras, analistas financeiros, investidores, ambientalistas e empresas de logística poderão aproveitar essa oportunidade única para conhecer tanto os desenvolvimentos quanto as oportunidades na indústria florestal da América Latina. 

4. Como avança a organização da LATINA 2012? 

Resposta: A organização geral da conferência já foi concluída há mais de seis meses. Conteúdo programático definido pelos co-organizadores FPM e CFPA, temas alinhados com os palestrantes confirmados, local definido há cerca de um ano atrás (o excelente Hotel Transamérica, em São Paulo) e toda a infra-estrutura logística necessária contratada, como tradução simultânea para o inglês-português e espanhol, áudio & vídeo e etc. 
Mas, tudo isso não seria possível sem o apoio dos nossos patrocinadores (LIGNUM, SUZANO, FGCN e MMM), Associações (ABTCP e ABRAF) e parceiros de mídia especializados no setor (Argentina Forestal, Celulose On-Line, Painel Florestal, Guia Forestal, Remade e China Wood International), a quem somos muito gratos pelo apoio incondicional. 

(Francisco Ribas, fundador e presidente da HDB&R Marketing Consulting e da Forestry Products Marketing (FPM), co-organizador da LATINA Conference).
Fonte: Painel Florestal, com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário