terça-feira, 6 de março de 2012

Rondônia: Os primeiros frutos da teca

Compradores visitando cultivo de teca (Urupá-RO)
Bem que a teca é madeira nobre, utilizada mundialmente em projetos onde a qualidade, a durabilidade e a beleza são requisitos fundamentais, você já deve estar careca de saber, que a mesma é uma árvore de origem asiática você também já deve está cansado saber! Digo isso, porque já falamos tantas vezes sobre a origem da teca, e a qualidade dessa espécie de madeira que acho difícil alguém que nos acompanha ainda não saber que a mesma é originária de países como Índia, Miammar, Tailândia e Laos.  E ainda que a mesma foi introduzida na Indonésia a mais de 400 anos, e hoje é extensivamente plantada não só no Sudeste Asiático, mas em toda zona tropical das Américas, África e Pacífico.

Primeira extração de teca (Urupá-RO)
Mas apesar de já termos falado tanto dessa espécie maravilhosa de folha larga, grande, e de madeira muito bonita, acredito que não falamos ainda do seu fruto, ou será que já falamos? Bem por via das dúvidas vamos lá. Acho que vale a pena retomar esse assunto uma vez que a teca tem rendido excelentes frutos pelo mundo afora, e por aqui não será diferente. Apesar de ainda não termos nos atentado para isso, talvez pelas poucas sementes colhidas, ou sei lá, pela falta de atenção das instituições governamentais de pesquisa e extensão rural. Mas acreditem a colheita já está perto de começar e com certeza veremos muitos frutos da teca plantada em Rondônia.


Ah! Estava quase me esquecendo, por falar em frutos, acho que não podemos deixar de falar de alguns frutos já colhidos em Rondônia, você sabia que já fizemos uma exportação de teca para a Índia e que embora tenha sido uma exportação experimental, a mesma rendeu excelente frutos, vocês querem ver? Prometo que daqui pra frente vou mostrar alguns frutos da teca a vocês.  

Primeira exportação para Índia 2011(Porto Velho-RO)
Para começar vou mostrar abaixo alguns dos frutos da teca em Rondônia, é muito bom saber que mesmo sendo pequenos silvicultores, com pouca ou nenhuma assistência técnica das instituições públicas os mesmos venceram todas as dificuldades possíveis e agora deverão colher os frutos. Claro que os frutos poderiam ser maiores e melhores, mais essa já é outra estória. 

Preparação do tanque de peixe, com recurso da teca (Urupá-RO)


Fruto da teca: preparativos o primeiro tanque(nova fonte de renda)
Fruto de teca: tanque de piscicultura com recursos de teca (Urupá-RO)

Acho que podemos dizer que é um pequeno fruto
Não é assim um fruto, mas é quase!
Veículo comprado com venda de teca (Urupá-RO)
Bem é isso! Claro que é pouco, mas já podemos dizer que os pequenos agricultores de Rondônia já estão começando a diversificar a renda na propriedade com o cultivo de teca de forma intensiva ou em sistemas agroflorestais com outras culturas. Melhor ainda acho que estamos preparando-os para que se tornem silvicultores profissionais e mesmos que não se tornem grandes serão sustentáveis. Não viu ainda nenhum fruto da teca? Bem estamos fazendo a nossa parte, e esperamos que daqui pra frente o trabalho de centenas pequenos produtores se transformem em frutos.

Paulo S. Oliveira - 06.03.2012

2 comentários:

  1. Sr. Paulo,gostaria de saber se ha como o senhor me informa o telefone ou Email de madeireiras que realizam a compra de teca ??

    ResponderExcluir