segunda-feira, 5 de março de 2012

Teca é destaque nas pesquisas da Embrapa Rondônia



Em comparação com o mogno, a Teca, com alto valor no mercado nacional e internacional, é uma das espécies florestais que atualmente se destaca nas pesquisas da Embrapa Rondônia. A demanda da madeira se dá por várias vantagens, pois além de muito utilizada nos revestimentos de navios, fabricação de móveis, construção naval, laminação, lenha e carvão vegetal, é recomendada para o reflorestamento, devido à sua durabilidade, estabilidade, facilidade de pré-tratamento, resistência natural ao ataque de fungos, insetos, pragas e brocas. 

A Teca, Tectona grandis, também vem ganhando espaço na Região Norte, principalmente devido a estudos como o realizado pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Suas características se diferenciam das demais espécies da região amazônica. 

Cultivo de teca em (Rondônia)
A Teca é uma das espécies que se destacaram na pesquisa com zoneamento edafoclimático, que se iniciou em 1996 e por isso, outros projetos aprovados pelo Centro de Pesquisa deram continuidade a trabalhos anteriores para obter informações mais detalhadas, visando gerar conhecimentos em relação à adaptação da espécie na região e ao setor produtivo madeireiro. Seu crescimento inicial em altura é muito rápido, chegando aos três metros no primeiro ano e aos cinco metros, ou mais, no segundo, o que torna a espécie viável comercialmente. 

Atualmente, em Rondônia, estão sendo realizadas avaliações de espaçamento nos municípios de Nova Brasilândia, Ouro Preto d´Oeste e Pimenta Bueno, locais de solos com características diferentes. O pesquisador da Embrapa Rondônia responsável por este trabalho, Abadio Hermes Vieira, enfatiza que esta espécie necessita de solos de média a alta fertilidade, profundos e bem drenados. 

Primeira extração de teca para Índia (Urupá-RO)
Pesquisas realizadas no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Ouro Preto d'Oeste indicaram resultados promissores para a implantação de reflorestamento com essa espécie na região. O pesquisador explica que neste experimento o primeiro desbaste ocorreu com sete anos, com espaçamento inicial de 4m X 3m. Este desbaste é necessário para que as árvores atinjam diâmetro comercialmente adequado ao final do seu ciclo de corte. Abadio enfatiza que a madeira oriunda do desbaste poderá ser aproveitada para fins comerciais. O intervalo entre os desbastes pode variar de plantação para plantação. 

CARACTERÍSTICAS

A Teca é durável, pois não é atacada por cupins, carunchos ou outros insetos. É uma madeira estável, praticamente não empena e pouco se contrai durante a secagem, além de resistir às variações na umidade do ambiente. Trata-se de uma propriedade essencial no caso de portas, janelas e gavetas, permitindo que abram, fechem e corram sem dificuldades. Essas qualidades a torna uma madeira privilegiada pela conservação natural de sua aparência, além da ausência de defeitos na tora, sendo a madeira folhosa a mais valorizada do mundo.

De acordo com Abadio, o total da área reflorestada com esta espécie no mundo é estimado em cerca de três milhões de hectares, concentrando-se na Indonésia, Índia, Tailândia, além de extensas plantações na Oceania e África. Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes, EUA, Japão, Holanda, Itália e Reino Unido são os maiores importadores. No Brasil, os maiores plantios estão localizados no Mato Grosso, com ciclos de 25 anos. Apesar do longo período de maturação, o reflorestamento com Teca pode ser considerado um ótimo investimento, exalta o pesquisador.

A divulgação deste trabalho faz parte das ações do projeto "Estratégias de Comunicação para a divulgação científica de resultados da pesquisa florestal desenvolvida pela Embrapa na Amazônia Ocidental (ComCiência Florestal)", conduzido pela Embrapa Rondônia com recursos do CNPq/PPG7. 

Fonte:

Embrapa Rondônia
Daniela Garcia Collares - Jornalista
Telefone: (69) 3225-9387
Fax: (69) 3222-0409

Nenhum comentário:

Postar um comentário